13/09/14

Tertúlia do Frufru

Como todos os sábados aqui tou eu ^^"
E com algo que sempre chamou minha atenção, os uniformes....
(Porque em portugal não se usa, então nunca usei uniforme -.-")


E como muitos devem saber no Japão o uso do uniforme (seifuku) é obrigatório e isso pode ser comprovado para quem lê manga e assiste animes e doramas.

E a história do uniforme japonês é longa, nasceu á mas de 100 anos na era Meiji e desde então tem evoluído inicialmente formando pela parte de cima de um Kimono e um hakama, para elevar o status dos estudantes.
Mais tarde foram substituídos pelos gakuran , moldelados com base nos uniformes militares e mais tarde foram moldelados com base nos uniformes usados pela marinha britânica sendo conhecidos como os sailor fuku e desde então tem sido usados uniformes dentro desse género.

PRIMEIRO AMOR
Um exemplo interessante do papel simbólico que o uniforme escolar representa na vida dos jovens japoneses pode ser visto em um curioso costume: na cerimônia de formatura do colegial uma garota pede ao garoto de quem ela gosta que lhe dê de presente o segundo botão (de cima para baixo) da sua camisa. Se os sentimentos forem correspondidos, o garoto vai lhe dar o botão - que segundo o costume tem um significado simbólico, pois é o que fica mais próximo do coração. 

E em relação a este tema não vou alongar mais quem ficou curioso pode ir a esse Link para saber mais

Ja ne!

8 comentários:

  1. Adorei o aspecto romântico ^^"
    Mas, aposto que na época da escola, se eu pedisse um botão para algum garoto... Era bem capaz de me negar... -.-" (Não tenho recordações boas dessa época, heis a razão de eu gostar de homens e não de garotos...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adorei eu já sabia disso faz um tempão.....
      Mel nisso eu tou totalmente de acordou, mas eu era bem capaz de nem pedir só para não ter que levar com a vergonha da rejeição

      Eliminar
    2. Eu arriscaria pedir... Se o menino não tivesse namorada, claro.
      Quando eu tinha onze anos escrevi uma cartinha de amor para uma amigo meu.:p

      Eliminar
    3. Que fofa Mel! Escrevendo carta de amor!
      Eu nunca ofereci nenhuma a ninguém apenas recebi uma na primária e deitei ao lixo por alguma razão que não lembro.... E agora o moço que me a deu é vizinho da minha irmã, lembro sempre disso quando o vejo -.-"

      Eliminar
    4. É melhor receber carta de amor, do que escrever e não ter resposta :)

      Eliminar
    5. Bem isso é mesmo
      Por essa razão que nunca entreguei nenhuma ^^"

      Eliminar
  2. Yooo beleza!?
    Também nunca usei um uniforme Ç.Ç, apenas aqueles moletons e camisetas, mas nada de um uniforme fofo com saia e casaquinho como os japoneses Ç.Ç
    Enfim, eu sabia desse costume do botão graças a um mangá que li algum tempo atrás *u* (quem disse que mangá também não é cultura! u3u ).
    Adorei o post >/////<
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Japoneses tem sorte né? E em algumas escolas ainda tem liberdade para personalizar o uniforme, nem todas que algumas tem regras bem rígidas....
      Eu também sabia não graças a um manga mas a um anime dos primeiros que vi aliás.... ( manga e anime também são cultura ^^)

      Eliminar

O teu comentário é sempre bem-vindo
Gostamos de saber a tua opinião
Comenta!